O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Reunidos a convite do futuro prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), oito prefeitos eleitos e reeleitos na Região Metropolitana e do Vale dos Sinos conversaram por mais de uma hora em videoconferência nesta segunda-feira (28). A reunião ocorreu logo depois de Melo anunciar novos integrantes do futuro governo da Capital.
Os prefeitos decidiram, de comum acordo, solicitar agendas virtuais com o governador Eduardo Leite e com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir os protocolos de vacinação contra o coronavírus. Embora convencido de que o governo federal disponibilizará o imunizante, Melo cobra uma “palavra clara” sobre o assunto do Ministério da Saúde.
— Se nesse assunto (vacinação), não tivermos segurança de Brasília, estamos dispostos a formar um consórcio metropolitano para poder tratar da vacina — disse o prefeito eleito da Capital.
No dia 10 de dezembro, uma comitiva representando a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e a Famurs esteve no Instituto Butantan, em São Paulo, onde foi assinado um acordo para a aquisição direta da CoronaVac pelos municípios do Estado caso o governo federal não forneça as doses necessárias. Os prefeitos de Esteio, Leonardo Pascoal (PP), e de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT),participaram da viagem e assinaram o termo.
Na videoconferência com Leite, os prefeitos também vão propor a rediscussão dos protocolos para a contenção do coronavírus na região. Atualmente, os municípios da Região Metropolitana e do Vale dos Sinos estão subdivididos em quatro regiões covid, que podem receber bandeiras de risco diferentes no modelo de distanciamento controlado.
O prefeito eleito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues (PP), um dos participantes da reunião, defende a unificação de protocolos.
— Estamos na região de Canoas. Se o comércio da cidade fechar e em São Leopoldo (cidade vizinha, que pertence à região covid de Novo Hamburgo) ficar aberto, todo mundo sai daqui e vai para São Leopoldo — exemplificou.
Além de Melo, Rodrigues Pascoal e Vanazzi, participaram da videoconferência a prefeita reeleita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (PSDB), e os prefeitos eleitos Jairo Jorge (PSD, Canoas), Marcelo Maranata (PDT, Guaíba) e Luiz Zaffalon (MDB, Gravataí), além do futuro secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.