Adversária do governador Eduardo Leite, a deputada Luciana Genro (PSOL) está operando para ajudar na aprovação da prorrogação das alíquotas de ICMS, majoradas desde 2016. Luciana trabalha para convencer a presidente do Cpers, Helenir Schürer, a fazer uma manifestação pública em defesa do projeto.
O que leva uma deputada do PSOL a se alinhar com o governo que normalmente combate? Luciana responde:
— Não podemos ser irresponsáveis e provocar uma queda brusca de receita em ano de pandemia. Como poderemos exigir que o governo compre vacinas, por exemplo, se o Ministério da Saúde não fornecer, se votarmos pela queda na arrecadação?
A deputada conversou com o governador no dia em que esteve no Palácio Piratini para tratar da regulamentação da lei de sua autoria, proibindo os fogos de artifício que produzem excesso de ruído. Leite perguntou qual era a posição dela e disse que estava preocupado com a possibilidade de voltar a atrasar salários, se o projeto for rejeitado.
— Disse a ele que a ameaça de atraso não é o melhor caminho, mas que se ele assumisse o compromisso de pagar em dia e de devolver o dinheiro descontado dos professores que fizeram greve e recuperaram as aulas, eu poderia conversar com os sindicatos.
Em conversas com o líder do governo, Frederico Antunes, e com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, nos últimos dias, Luciana reiterou sua condição para votar o projeto. O Piratini sinalizou que aceitava. A partir de então, a deputada reforçou a convicção de que, como defensora dos serviços públicos, não podia se omitir.
No dia em que se reuniu com Leite, Luciana disse ao governador:
— Não posso vir aqui tratar de fogos de artifício e não falar da vacina. O que tu pretendes fazer?
Leite respondeu que o ideal é o Ministério da Saúde fornecer vacinas para todo o país mas que, se o governo federal não fizer sua parte, o Estado terá de comprar, mas, para isso, precisa de dinheiro.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.