O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
De olho nas movimentações para a sucessão de Davi Alcolumbre na presidência do Senado, o senador Lasier Martins (Podemos-RS) deseja que Álvaro Dias (Podemos-PR), que concorreu à presidência da República em 2018, seja o candidato do grupo "Muda, Senado" à presidência da Casa. Formado por 16 senadores, o movimento defende pautas anticorrupção, como a prisão após condenação em segunda instância, a redução de gastos no Congresso e a chamada CPI da “Lava Toga”, contra integrantes do Judiciário.
Lasier tem conversado regularmente com o senador paranaense. Embora reticente, Dias pode aceitar concorrer caso seja demandado pelos colegas.
O objetivo do grupo é apresentar uma terceira via às duas candidaturas que devem polarizar a votação: a do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apoiado por Alcolumbre, e o nome lançado pelo MDB, que ainda não foi definido. Os emedebistas Eduardo Braga (AM), Eduardo Gomes (SE) e Fernando Bezerra Coelho (PE) são considerados favoritos. O "Muda, Senado" também não descarta apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB-MS), mas Lasier considera difícil que Simone consiga vencer a batalha interna no partido.
Por outro lado, a candidatura própria, que seria liderada por Álvaro, esbarra no desejo de Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Major Olímpio (PSL-SP), outros integrantes do movimento, de lançarem candidaturas avulsas. Neste cenário, o próprio Lasier cogita se lançar, para ocupar o tempo da tribuna e discursar em defesa das pautas do grupo.
— Nessa hipótese (de várias candidaturas), também vou lançar meu nome, nem que seja para ter sete ou oito votos. Já que vamos perder, vamos perder brigando – justifica o senador gaúcho.
Crítico da gestão de Alcolumbre, Lasier diz que o Muda Senado está em uma “luta inglória” para ampliar a transparência do Senado, ampliar a fiscalização do Poder Judiciário e mudar a forma de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.