O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
As eleições municipais de 2020 demonstraram que nem sempre é um bom negócio para os vice-prefeitos romperem com os prefeitos e se lançarem em disputas municipais em carreira própria. Na maioria dos casos em que isso ocorreu, os vices não conseguiram prosperar no intento eleitoral. A única exceção é o caso de Santa Maria, onde o vice-prefeito Sérgio Cechin (PP) disputa o segundo turno com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).
No caso mais emblemático de aliados que viraram adversários, em Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan (PSDB) ficou em terceiro lugar, com 21% dos votos válidos, e o vice, Gustavo Paim (PP), ficou em oitavo, com 1,2%. Ambos, portanto, fora do segundo turno.
Em Bagé, Divaldo Lara (PTB) foi reeleito com 50% dos votos, enquanto o vice, Manoel Machado (PSL), amealhou apenas 4,4%, em terceiro lugar. O cenário foi semelhante em Santo Ângelo, onde Jacques Barbosa (PDT) se reelegeu com 42,8% dos votos, e o vice, Bruno Hesse (PL), ficou na terceira posição, com 23,6%.
Outro que se reelegeu mesmo disputando com o vice foi o prefeito de Cidreira, Alex Contini (PP), que conquistou 51,1% dos votos. O vice, Beto do Litoral (PTB), chegou em segundo, com 37%.
Em Santana do Livramento, o prefeito Solimar Charopen (PDT) e a vice, Mari Machado (PSB), foram superados por Ana Tarouco (DEM), que fez 25,7% dos votos. Mari ficou em segundo lugar, com 23,6% e Charopen em terceiro, com 21,4%.
A vitória do ex-deputado José Otávio Germano (PP) em Cachoeira do Sul, com 31,6% dos votos, também significou a derrota do atual prefeito, Sérgio Ghignatti (PL), que fez 21,5%, e do vice, Cléber Cardoso (Podemos), que somou 8%. Prefeito e vice, José Luiz Cenci (PP) e Roque Vargas (Republicanos) também perderam em Fazenda Vilanova, onde a eleição foi vencida por Amarildo Silva (PDT).
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.