O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Um dos elementos mais peculiares que as eleições municipais proporcionam é o confronto entre prefeitos e seus vices. Neste ano, além do exemplo mais emblemático, que colocou em lados opostos Nelson Marchezan (PSDB) e Gustavo Paim (PP) em Porto Alegre, a coluna identificou pelo menos outros sete casos em que os aliados de 2016 se tornaram adversários quatro anos depois.
Em Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) tenta a reeleição contra outros cinco candidatos. Um deles é o vice-prefeito Sergio Cechin (PP). A diferença para a Capital é que, em princípio, a ruptura ocorreu apenas no campo político.
Em Bagé, o vice-prefeito Manoel Machado (PSL) disputará contra Divaldo Lara (PTB). Machado chegou a assumir a prefeitura em 2019 durante o afastamento de Lara da prefeitura por ordem da Justiça, que durou quase três meses. O rompimento entre os dois ocorreu depois que Lara reverteu demissões indicadas pelo vice, no período em que Machado ocupou a titularidade da prefeitura. Na ocasião, sem conseguir marcar uma audiência com o petebista, o vice-prefeito comunicou o rompimento pelo WhatsApp.
Outro município em que o afastamento do prefeito precipitou o rompimento foi Santana do Livramento. Solimar “Ico” Charopen (PDT), que foi forçado pela Justiça a deixar a prefeitura em duas ocasiões — a primeira delas por 150 dias —, tentará a reeleição. Uma das adversárias será a vice-prefeita Mari Machado (PSB), que ficou no lugar de Ico durante os períodos de afastamento.
Em Santo Ângelo, o vice-prefeito Bruno Hesse deixou o PDT em março e migrou para o PL para disputar a eleição contra o prefeito Jacques Barbosa, que integra seu antigo partido.
Em situação parecida, o vice-prefeito de Cachoeira do Sul, Cleber Cardoso, trocou o PDT pelo Podemos e concorre contra o atual prefeito, Sérgio Ghignatti, que também foi eleito pelo PDT, mas migrou para o PL. Além do prefeito e do vice, a cidade terá outros cinco postulantes à prefeitura, entre eles o ex-deputado José Otávio Germano (PP).
Há também o caso de Cidreira, onde o prefeito Alex Contini (PP) duelará com o vice, Gilberto da Costa Silva, conhecido como Beto do Litoral (PTB). Outros quatro nomes também estão na disputa. Por fim, em Fazenda Vilanova, o prefeito José Luiz Cenci (PP) disputa contra o vice, Roque Vargas (Republicanos).
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.