Dos sete deputados estaduais que se candidataram a prefeito em 2020, três saíram vitoriosos no primeiro turno: Fábio Branco (MDB) se elegeu prefeito de Rio Grande, Sebastião Melo (MDB) foi para o segundo turno em Porto Alegre e Pepe Vargas (PT) disputará a final em Caxias do Sul.
Carlos Búrigo (MDB) ficou fora do segundo turno em Caxias, mas teve um prêmio de consolação: ficará com a cadeira de Branco na Assembleia. Atualmente, Búrigo é o primeiro suplente e ocupa a vaga de Juvir Costella, secretário estadual de Logística e Transportes.
Juliana Brizola (PDT) obteve 6,4% dos votos em Porto Alegre e ficou no quarto lugar. Também na Capital, Rodrigo Maroni (Pros) ficou em nono lugar. Fez apenas 3,3 mil votos.
Em Bagé, Luiz Fernando Mainardi (PT) perdeu a eleição para Divaldo Lara (PTB).
Se Pepe Vargas vencer a eleição no turno decisivo em Caxias, assume Stela Farias, que concorreu a prefeita de Alvorada, mas foi derrotada.
Na bancada do MDB, com a efetivação de Búrigo, Patrícia Bazotti Alba, que torna-se primeira suplente, passará a herdar a vaga de Juvir Costella. Caso Melo se eleja em Porto Alegre, a próxima na fila é a vereadora Nádia Gerhard, que migrou para o DEM.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.