Notabilizado por eleger o vice-presidente Hamilton Mourão em 2018 e reforçado pela migração de adoradores do presidente Jair Bolsonaro que romperam com o PSL e não conseguiram criar o Aliança Pelo Brasil a tempo de disputar a eleição, o PRTB lançou 18 candidatos a prefeito no Rio Grande do Sul, mas não elegeu nenhum.
Nas maiores cidades do Estado em que teve candidatos, o partido fracassou. Em Canoas, Simone Sabin fez 3% dos votos. Em Pelotas, Coronel Napoleão também ficou com 3%, enquanto em Viamão o candidato Capitão Martim obteve 15%.
O melhor desempenho ocorreu em Santo Ângelo, onde Nívio Braz ficou em segundo lugar, atrás do prefeito reeleito Jacques Barbosa (PDT).
O resultado sinaliza que Mourão terá de estruturar o partido no Estado caso queira permanecer no PRTB para concorrer pelo Rio Grande do Sul em 2022. O vice-presidente já demonstrou o desejo de disputar uma vaga no Senado na próxima eleição.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.