Com diagnóstico confirmado de covid-19 nos últimos dias, os deputados Fábio Branco, prefeito eleito de Rio Grande, Edson Brum, Carlos Búrigo e Gilberto Capoani, todos do MDB, se recuperam em casa. Também o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB) está em isolamento domiciliar. O senador Luis Carlos Heinze (PP) segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, e deve ter alta na quarta-feira (25), depois de 10 dias. Já o deputado federal Osmar Terra (MDB) está no Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), em Porto Alegre.
Todos têm em comum a participação na campanha eleitoral, como candidatos ou como cabos eleitorais de parentes ou companheiros de partido.
Marchezan, que não se classificou para o segundo turno, recebeu o resultado positivo do teste no início da semana passada. Está com sintomas leves: indisposição e dificuldade para se concentrar. A esposa, Tainá Vidal, e o filho do casal, Benício, também se contaminaram e estão com sintomas mais pesados.
Eleito prefeito de Rio Grande, Fábio Branco segue assintomático. Sua esposa, Luciane Compiani, está com sintomas leves de gripe, “melhorando a cada dia”, segundo relato de Branco.
O deputado Carlos Búrigo, que concorreu a prefeito de Caxias do Sul e não chegou ao segundo turno, relata problemas de fadiga, dor de cabeça e perda do paladar. No início, teve febre e dores no corpo.
— Sensação muito ruim — descreve Búrigo, preocupado com o aumento do número de casos no Interior.
Edson Brum, cujo irmão, Edivilson, foi eleito prefeito de Rio Pardo, acordou com sintomas de uma forte gripe em 16 de novembro. Fez o teste, começou o isolamento e recebeu o resultado positivo no dia seguinte. Nesta segunda-feira (23), acordou melhor:
— Estou bem, sem febre e sem dor, isolado em casa.
O deputado Gilberto Capoani, que já perdeu dois assessores para a covid-19, também testou positivo para a doença logo depois da eleição. Ele, a esposa, a filha e o genro foram contaminados. Os quatro estão em isolamento domiciliar, medicados.
— Tirando os sintomas, estamos bem. Cansaço, dor nas juntas, irritação na garganta, tosse — diz.
A filha de Capoani, Renata, concorreu a vice-prefeita de Sertão, mas não foi eleita.
Heinze foi diagnosticado antes do primeiro turno, ao fazer um teste de rotina, mesmo não tendo sintomas. Em 16 de novembro, ele e a esposa, Sandra, começaram a piorar e foram de São Borja para São Paulo, em avião particular, para se internar no Hospital Vila Nova Star. De acordo com a assessoria, os dois estão evoluindo bem e devem ter alta na quarta-feira (25).
O deputado federal Osmar Terra, um dos principais críticos do distanciamento social e das restrições às atividades econômicas, recebeu o diagnóstico antes da eleição. Em 13 de novembro, postou em suas redes sociais: “Comunico aos que me seguem que testei positivo para COVID-19. Estou bem e sem sintomas.Já Iniciei tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina. Comecei o isolamento em casa e cumprirei minha agenda de forma remota nos próximos dias seguindo as instruções médicas.”
No domingo (22), Terra se sentiu mal e foi internado no Hospital São Lucas da PUCRS. Às 18h, depois de uma tarde de especulações sobre seu estado de saúde, publicou o seguinte post no Twitter: “Estou fazendo exames de avaliação e fisioterapia complementar no tratamento da Covid, no Hospital da PUC-RS, visando acelerar volta ao trabalho o mais breve possível”.
Nesta segunda-feira, às 13h30min, o Hospital São Lucas divulgou boletim assinado pelo diretor técnico, Saulo Gomes Bornhorst. Diz o boletim: “O paciente Osmar Terra, deputado federal, foi admitido no Hospital São Lucas da PUCRS ontem (22/11/2020) onde permanece internado para tratamento dos sintomas decorrentes da COVID-19. Encontra-se estável e sentindo-se confortável, com bom padrão respiratório respondendo as medidas adotadas até o momento”.