O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o professor Rui Vicente Oppermann, receberá nesta terça-feira (20) a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima da Assembleia Legislativa do Estado. A honraria é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.
Opperman dirigiu a maior universidade gaúcha entre 2016 e 2020, e tentou a reeleição neste ano. Apesar de ter ficado em primeiro lugar na consulta feita à comunidade acadêmica, foi preterido pelo presidente Jair Bolsonaro, que indicou o terceiro colocado na eleição interna, Carlos Bulhões, para o cargo.
A condecoração será entregue ao ex-reitor em cerimônia presencial, à 17h30min, por proposição do deputado estadual Edegar Pretto (PT). Estarão presentes somente o parlamentar, o homenageado e o presidente da Casa. A cerimônia será transmitida pela TV Assembleia.
— Ao homenagear o professor Rui, também queremos simbolicamente defender a democracia e o respeito à autonomia das universidades públicas no Brasil neste momento — ressaltou Pretto.
O deputado é crítico das nomeações feitas pelo governo federal em que, como no caso da UFRGS, os escolhidos não são os primeiros colocados nas consultas internas das universidades.
Oppermann diz que não cabe ao Conselho Universitário contestar decisões superiores, mas lembra que existe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que está no Supremo Tribunal Federal (STF), motivada por partidos, sindicatos e Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que questionam esse critério de escolha de quem não for o primeiro da lista.
O professor diz se sentir “honrado e emocionado” com a homenagem que receberá do parlamento:
— Ao longo do meu período como reitor nós tivemos uma interação muito produtiva com a Assembleia Legislativa, que é a representação mais legítima da sociedade gaúcha. E ter essa interação, essa parceria e agora esse reconhecimento, mostra que nós estávamos sim no caminho certo de promover a universidade como fator decisivo para o desenvolvimento do Estado — afirmou.
Atualmente, a UFRGS tem em torno de 35 mil alunos de graduação e 15 mil de pós-graduação. Foi eleita em 2019 pelo Ministério da Educação (MEC) a melhor universidade do país pelo 8º ano consecutivo. No período, Rui Oppermann ocupou os cargos de vice-reitor e reitor. A gestão na liderança da reitoria iniciou em 2016, ao lado da vice-reitora Jane Tutikian.
Trajetória
Natural de Nova Prata, na Serra Gaúcha, Rui Oppermann tem 69 anos. Estudou odontologia na Ufrgs, fez doutorado na Noruega e, em 1983, prestou concurso para professor titular da faculdade de odontologia. Constituiu sua carreira de pesquisador na área de epidemiologia clínica e Sistema Único de Saúde.
Em 2007, Rui se tornou o vice-reitor da UFRGS, na gestão do então reitor Carlos Alexandre Netto. Cumpriu duas administrações como vice e uma como reitor. Ao deixar a reitoria, retomou as atividades como professor e está voltando a ser pesquisador.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.