O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Derrotado na convenção do PP de Pelotas, o ex-prefeito Adolfo Fetter Júnior pode voltar ao páreo da eleição municipal. Um grupo de aliados de Fetter encaminhou recurso à executiva estadual do partido para anular a convenção, realizada na semana passada, que decidiu, por 27 votos a 21, indicar o vereador Roger Ney como vice na chapa da atual prefeita, Paula Mascarenhas (PSDB).
O pedido de anulação alega que Ney, presidente do diretório local, descumpriu normas para a convocação da convenção. Além disso, há denúncias sobre suposta compra de votos ou de oferecimento de cargos nos governos estadual e municipal para que os integrantes do diretório votassem em favor da composição com o PSDB.
A apreciação do recurso está marcada para quarta-feira (9), às 18h, em videoconferência. Na ocasião, os integrantes da executiva votarão por manter a decisão da convenção ou invalidá-la, o que devolveria a Fetter o status de pré-candidato a prefeito pelo PP.
Conforme o presidente estadual do PP, Celso Bernardi, haverá prazo para manifestação de aliados e opositores de Fetter durante a audiência. Segundo Bernardi, a decisão sobre a posição do partido na eleição de Pelotas ainda pode passar pelo crivo da direção nacional – o que dificilmente ocorrerá.
— Tomara que não, mas temo que essa situação seja resolvida apenas na Justiça – opinou Bernardi.
Em paralelo ao racha no partido – e mesmo sem ter a confirmação da candidatura – Fetter vem arregimentando partidos para apoiá-lo na tentativa de retornar à cadeira que ocupou entre 2006 e 2012. Até o momento, PV, Cidadania e PRTB já declararam apoio ao ex-prefeito.
Mirante
- Convidado a desistir da candidatura a prefeito de Porto Alegre para apoiar José Fortunati (PTB), o vereador Valter Nagelstein (PSD) recusou a aliança com o ex-prefeito. A decisão foi apoiada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que é entusiasta da candidatura de Nagelstein.
- A presidente da Federasul, Simone Leite, já comunicou a PP que não será candidata a prefeita de Canoas. O partido decide nesta semana entre lançar outro nome ou integrar a coligação de Luiz Carlos Busato (PTB).
- O governador Eduardo Leite seguirá nesta semana o roteiro no Interior do Estado para defender a aprovação da reforma tributária. Entre quarta-feira e sábado, estão previstas viagens a Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Erechim, Uruguaiana, Bagé e Pelotas.
- Correligionário do prefeito Luciano Azevedo, o ex-secretário Pedro Almeida foi escolhido o candidato de situação à prefeitura de Passo Fundo. A aliança governista é formada por 10 partidos.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.