A pandemia do coronavírus obrigou a Justiça Eleitoral a excluir da lista de mesários os eleitores com mais de 60 anos, por serem considerados de grupo de risco. Os mesários começarão a ser convocados a partir do dia 18. Caso tenha algum problema de saúde, como diabetes ou hipertensão, o convocado poderá pedir para ser excluído da lista.
Eleitores com mais de 60 anos que quiserem trabalhar como mesários voluntários podem se inscrever no cartório eleitoral, mas, para que sejam chamados, terão de assinar um termo declarando que não têm problemas de saúde e que conhecem as recomendações das autoridades sanitárias.
Todas as providências serão tomadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) para garantir a segurança dos mesários e dos eleitores no dia do pleito. A identificação biométrica não será utilizada por dois motivos. O primeiro é que leitor de digitais, ao contrário da tela da urna eletrônica, não pode ser desinfectado com álcool gel. O segundo é que a identificação demandaria um tempo maior de permanência do eleitor na seção.
Com a decisão de não utilizar a identificação biométrica, que seria obrigatória em parte dos municípios, os eleitores que perderam o prazo para se recadastrar poderão votar normalmente em 15 de novembro.
Como não conseguiu comprar as urnas que seriam necessárias, o TRE-RS terá de remanejar eleitores de algumas seções, mas sem alterar o endereço. Locais como a PUCRS e o Colégio Bom Conselho, que reúnem grande número de seções com menos de 400 eleitores, terão remanejamento. Mais perto da eleição, o eleitor poderá consultar o site do TRE para saber em que seção irá votar.