Sem sair do Rio Grande do Sul desde março, quando começou a pandemia, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, retomou nesta segunda-feira (17) os contatos presenciais em Brasília. Acompanhado do deputado estadual Luciano Zucco (PSL), Polo esteve no gabinete do vice-presidente Hamilton Mourão e entregou uma gruta de ametista, presente pelos 67 anos completados sábado (15). O mimo foi enviado pela associação das empresas produtoras de pedras preciosas de Soledade.
Mourão confirmou a visita ao Rio Grande do Sul na próxima sexta-feira (21).
No Ministério da Saúde, Polo recebeu a confirmação de que até sexta será concluído o repasse dos cerca de R$ 200 milhões aos 497 municípios gaúchos para ações de enfrentamento ao coronavírus.
Polo e Zucco também estiveram no gabinete da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, levando demandas do setor primário gaúcho e tratando da evolução do status sanitário do Rio Grande do Sul como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Essa condição deverá ser confirmada pela Organização Mundial de Saúde Animal em 2021.
Na conversa com a ministra, Polo sugeriu a criação de um programa federal nos moldes do “Conservar para Produzir Melhor”, de conservação do solo e da água, idealizado por ele quando foi secretário estadual da Agricultura. Tereza Cristina confirmou que está em elaboração um projeto de estímulo à conservação para melhorar a fertilidade do solo e aumentar a produtividade da agricultura brasileira.
Santini testa positivo para covid-19
O deputado Ronaldo Santini (PTB) testou positivo para a covid-19. Sem sintomas, está isolado em casa.
Santini fez o teste porque um de seus assessores foi diagnosticado com coronavírus.
O jovem de 26 anos, que é atleta (treina todos os dias) e não temcoronavirus gaúchazh outros problemas de saúde, teve febre alta no fim de semana e está com pneumonia leve.
Fortunati descarta concorrer a vereador
Mesmo que não consiga formar uma aliança ampla, o ex-prefeito José Fortunati (PTB) será candidato a prefeito de Porto Alegre na eleição de novembro.
A possibilidade de concorrer a vereador para reforçar a bancada na Câmara está fora de cogitação. Na avaliação do partido, Fortunati contribui mais para a eleição de vereadores disputando a prefeitura.
– Já temos as condições adequadas para a candidatura majoritária. E eu estou fardado para isso.