O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre, o deputado estadual Sebastião Melo (MDB) e o vice-prefeito Gustavo Paim (PP) visitaram a região das ilhas durante o final de semana. Atingida pela cheia do Guaíba, a área teve registo de alagamentos durante a semana. Na sexta-feira (10), o prefeito Nelson Marchezan também esteve no local.
Depois de cumprir o período de isolamento pelo qual passou após contrair coronavírus, Melo esteve com moradores do bairro Humaitá e da Ilha Grande dos Marinheiros no último sábado (11), prestando solidariedade às famílias atingidas pela cheia. Naquele dia, o nível do Guaíba, que normalmente é de 1m20cm, chegou a 2m60cm.
Além de ir pessoalmente até as comunidades, o ex-vice-prefeito tem participado de debates virtuais aos sábados, em um projeto promovido pelo MDB e pela Fundação Ulysses Guimarães. Sob coordenação do ex-prefeito José Fogaça, as discussões tem por objetivo contribuir com ideias para a pré-candidatura de Melo.
– Estamos conversando com os partidos e trabalhando para ouvir da comunidade quais são os desafios que a cidade tem – disse o deputado.
Paim, por sua vez, visitou a região das ilhas no domingo (12). Acompanhado por conselheiros do Orçamento Participativo (OP), verificou os efeitos da cheia do Guaíba em áreas da Ilha da Pintada, Ilha Mauá, Ilha das Flores e Ilha Grande dos Marinheiros.
O vice-prefeito conversou com moradores que tiveram casas invadidas pela água e esteve na escola preparada pela prefeitura para receber desabrigados. Na caminhada, encontrou o nível do Guaíba em 2m08cm, indício de que os alagamentos diminuiriam. No Cais Mauá, local da medição oficial, o Guaíba registrou 2m29cm.
Paim atribui a aproximação das lideranças comunitárias à participação assídua nas assembleias regionais do OP durante o mandato.
— Isso foi trazendo uma linha direta das comunidades comigo, e me ajuda a entrar na casa das pessoas e a ser bem recebido nas comunidades de Porto Alegre.