Responsáveis pela assistência a cerca de 2 milhões de gaúchos, o IPE Saúde e a Unimed firmaram um acordo inédito de cooperação para compartilhar dados, melhorar os controles e qualificar os serviços de auditoria para combater fraudes e abusos por parte de fornecedores. A parceria não envolve o compartilhamento de dados de segurados nem o atendimento aos pacientes.
— Não vamos entregar informações dos usuários. O acordo prevê o compartilhamento de tabelas para que os dois maiores planos de saúde suplementar do Estado possam criar uma certa sintonia — resume o presidente do IPE Saúde, Marcus Vinícius de Almeida.
Na prática, o que o IPE e a Unimed farão é mais do que compartilhar tabelas de preços de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs), medicamentos, contrastes, dietas e honorários médicos. As duas instituições também devem elaborar em conjunto tabelas de insumos para negociação coletiva com prestadores. A lógica é de que o aumento na escala de permitirá redução de preços de produtos e serviços.
—A parceria tem como objetivo a cooperação entre as instituições para nos tornarmos mais competitivos e sustentáveis — disse o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Flávio da Costa Vieira.
— Com os resultados desta parceria, o IPE Saúde poderá gradativamente ampliar suas tabelas de cobertura e consequentemente seus serviços e assistência aos usuários. Todos saem fortalecidos — completa Marcus Vinícius.
O acordo tem duração de um ano, com possibilidade de prorrogação.
Plano VIP
Com a posse nesta quarta-feira (17) dos aprovados no processo seletivo, o IPE Saúde começará a trabalhar na aprovação de um plano complementar para segurados que estejam dispostos a pagar contribuição maior para terem acesso a serviços mais sofisticados. Hoje, o IPE tem o Pames, que oferece quarto individual em caso de internação.
O novo serviço deve incluir a opção por hospitais que hoje não internam segurados do plano.