O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O governador Eduardo Leite recebeu nesta quinta-feira (14) uma camiseta com a frase "Respeito a sua decepção, mas lamento a sua ignorância". A expressão, utilizada pelo governador em uma entrevista sobre o plano de distanciamento controlado há uma semana, viralizou nas redes sociais e ganhou repercussão nacional.
A peça foi confeccionada pelos empresários Tatiana Marques e Kico Vicêncio, que são naturais de Caçapava do Sul, município em que reside o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian. Segundo Otomar, a camiseta foi um presente dele e de sua esposa ao governador.
— O comportamento inspirador do governador faz com que muitos sigam este exemplo. Como cidadão, me senti muito bem representado no posicionamento diante do que foi questionado. O retorno está sendo muito positivo, atravessando as fronteiras — disse o secretário, que compartilhou a foto nas redes sociais.
Na declaração, durante entrevista à TV Pampa, Leite foi questionado por uma advogada que se dizia decepcionada com ele e reclamava "da falta de liberdade individual que, tiranamente, foi nos retirada". O governador defendeu as medidas de isolamento social adotadas pelo Estado desde o início da pandemia:
— Respeito a sua decepção. Não tenho a aspiração de agradar a todos. E lamento profundamente a sua ignorância. E o seu desprezo pela vida. Ignorância porque ignora o que está acontecendo no mundo, inclusive no Brasil, em outros estados que estão colapsando o seu sistema de saúde por conta de uma doença, um vírus que se espalha e para o qual as pessoas não têm um sistema imunológico preparado. Não há vacina para esse vírus. Se houver circulação das pessoas de maneira irrestrita, as pessoas circularão sem proteção. Talvez a senhora tenha condições de se proteger de outra forma, mas a maior parte da população não tem condições de, dentro da sua casa, isolar só as pessoas de mais idade e de grupos de risco.
Além do modelo entregue ao governador, o fabricante utilizou a frase em outros desenhos de camisetas, que também foram publicados nas redes sociais. A empresa fica em Porto Alegre.