Aos 72 anos, a secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, está no grupo de risco para o coronavírus, mas nem pensa em se afastar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), que está praticamente deserto, com a maioria dos servidores trabalhando em casa. De seu gabinete no sexto andar, Arita comanda as ações de planejamento e execução na área da saúde.
Todos os dias, é chamada pelo governador Eduardo Leite, que tem um gabinete no 21º, para informar sobre o andamento dos trabalhos. Negocia com dirigentes de hospitais, deputados federais e estaduais, prefeitos, secretários municipais, Ministério Público e Judiciário. Fornece o número do WhattsApp para secretários dos municípios fazerem contato a qualquer hora em caso de dúvida.
A secretária se reveza entre duas salas — participando de videoconferências com deputados, prefeitos, secretários de saúde e outros colegas do governo em uma e de reuniões presenciais em outra.
Nesta quarta-feira (1º) pela manhã, por videoconferência, esclareceu a direção da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos sobre os pagamentos, assessorada por diretores da Secretaria da Saúde.
Na sala de monitoramento e controle, onde se realizam as reuniões presenciais, recebeu a diretora do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Ufrgs, Ilma Brum, para tratar de parceria para realização de exames de coronavírus na universidade, ainda em negociação. Foram cinco conferências no mesmo dia.
Quando conversa com interlocutores que estão em casa, Arita garante que está firme no gabinete, tomando todos os cuidados. Com bom humor, brinca que teme ser multada pela equipe da prefeitura por ser idosa e estar na rua, quando vai trabalhar.
A secretária se preserva em situações específicas, como na terça-feira (30), quando o governador foi ao Hospital Vila Nova com o prefeito Nelson Marchezan. Por precaução, evitou acompanhá-los.
Nos finais de tarde de domingo, a participa de reunião no Centro Estadual de Vigilância em Saúde, com o Centro de Operações de Emergência, para alinhar os primeiros passos da segunda-feira e começar a semana já com o planejamento feito. E cobra ação e resultados rápidos.