Depois de 30 anos, as 36 famílias do assentamento Canta Galo, em Santa Bárbara do Sul, receberam, no sábado (21), a regularização de suas terras feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A entrega das escrituras foi feita pelo senador Luis Carlos Heinze (PP), que negociou a ação com o governo federal.
– Foi preciso um ruralista assumir a superintendência do Incra para darmos sequência à regularização fundiária. Serão beneficiadas 36 famílias, num total de 200 pessoas – afirmou.
Em uma área de 602 hectares, os agricultores produzem grãos, hortaliças, cana-de-açúcar e morango. O local foi desapropriado pelo governo federal há três décadas.
Ao todo, o Rio Grande do Sul possui 12.631 famílias distribuídas em 344 assentamentos. São 250 mil hectares de terras regularizados. Desde 1970, o Incra emitiu apenas 308 títulos de regularização.
Medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira simplifica e moderniza a análise para a regularização fundiária.