Com o discurso de unidade para 2020 na ponta da língua, líderes de PT, PCdoB e PSOL encontraram-se mais uma vez nesta segunda-feira (18) em uma assembleia popular na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, para discutir os problemas que afetam a população do bairro. O evento foi organizado pela ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB) e pelo deputado estadual Edegar Pretto (PT).
Cerca de 500 pessoas participaram do evento, que teve como tônica a crítica ao governo de Nelson Marchezan. Além das cobranças por melhorias na infraestrutura do bairro, integrantes da comunidade protestaram contra a terceirização do Pronto-Atendimento e queixaram-se de problemas no transporte público.
Além de Manuela, virtual candidata à prefeitura pela frente negociada pelos três partidos para a eleição municipal, a pré-candidata do PSOL, Fernanda Melchionna participou da plenária, assim como o ex-deputado Pedro Ruas. O PT foi representado pelo ex-governador Tarso Genro, cinco deputados e dois vereadores.
Publicamente, os líderes partidários defendem a aliança com entusiasmo, mas um impeditivo pode barrar as tratativas: a disputa entre PT e PSOL pela indicação do candidato a vice de Manuela.
Ambos acreditam que têm o direito de ocupar a vaga: o PT por ser a maior das três siglas e o PSOL, que defende a realização de primárias para a formação da chapa, por se considerar a “novidade” na composição.