A jornalista Débora Cademartori colabora com a colunista Rosane de Oliveita, titular deste espaço.
O diretório do Partido dos Trabalhadores elegeu, por aclamação, o deputado federal Paulo Pimenta como o novo presidente da legenda no Rio Grande do Sul. A vereadora de São Leopoldo Ana Affonso e o deputado estadual Pepe Vargas, até então presidente do PT no Estado, também concorriam. Pepe retirou a candidatura no segundo turno de votação, quando, por aclamação, Pimenta foi o escolhido o novo líder.
A eleição ocorreu na tarde deste domingo (20), após dois dias de debate no 7º Congresso Estadual do PT, no Ritter Hotel, em Porto Alegre. Pepe afirmou que o consenso representa a unidade política do PT no Estado:
— Tenho certeza de que se fosse a companheira Ana Affonso a eleita, todos nós estaríamos juntos no diretório, assim como se fosse eu, todas as correntes estariam representadas e, com Paulo Pimenta, não será diferente, ele terá o apoio de todos.
Após ter sido eleito, Pimenta falou sobre as eleições municipais do ano que vem. Para ele, o resultado depende da união da militância e a pretensão é terminar o pleito com o PT governando Porto Alegre:
— A nossa disposição é de unidade, lealdade e combatividade como sempre tivermos. Vamos voltar com nosso partido governando Porto Alegre e várias cidades do Interior. Vamos tentar ousar e estar em todo o Estado. As reuniões do diretório não serão mais em Porto Alegre. Serão no interior.
A posse de Pimenta na presidência do PT ocorre em janeiro. O mandato vai até o fim de 2021.
Durante o Congresso, integrantes do partido criticaram o atraso no pagamento dos salários dos funcionários públicos do Executivo Estadual e o pacote elaborado pelo governador Eduardo Leite que modifica as carreiras dos servidores. Duas moções foram aprovadas: a primeira que pede a retirada do regime de urgência do projeto que altera o Código do Meio Ambiente e outra de apoio à educação pública no Rio Grande do Sul.
O encontro foi encerrado com um ato político, que homenageou os integrantes da primeira comissão temporária que deu origem ao Partido dos Trabalhadores, em 1979.