Presidente nacional do PPS, Roberto Freire virá a Porto Alegre nesta sexta-feira (6) para, entre outros compromissos, lançar a pré-candidatura de Any Ortiz à prefeitura, no próximo ano. A deputada vem ganhando protagonismo na Assembleia depois de ter proposto a extinção da pensão vitalícia a ex-governadores e a extinção da aposentadoria especial dos parlamentares.
A percepção de aliados é de que esses projetos chamaram a atenção do eleitor no Rio Grande do Sul, o que construiria um cenário confortável para a disputa municipal em 2020. À coluna, Any não escondeu o desejo de concorrer à prefeita. Considera, contudo, que o nome deverá ser construído internamente na legenda. A candidatura própria pode dar mais visibilidade à nominata do PPS à Câmara de Vereadores, já que estão proibidas as coligações proporcionais no ano que vem.
Na Capital, Freire fará reuniões com correligionários e apresentará as mudanças que vem implementando no PPS, que deverá se chamar "Cidadania" em breve. Ele falará sobre a relação com movimentos cívicos, como o RenovaBR, e sobre o novo posicionamento ideológico da legenda, mais à direita do espectro político. O presidente do partido vai assinar ficha de novos filiados, entre eles o Professor Nado, que concorreu à prefeitura de São Leopoldo em 2016 pelo PDT.