Admirador fervoroso do presidente Jair Bolsonaro, o dono das lojas Havan, Luciano Hang, receberá da Assembleia a Medalha do Mérito Farroupilha, mais alta honraria concedida pelo legislativo gaúcho.
O deputado Sérgio Turra (PP), autor da indicação aprovada nesta terça-feira (13), justifica a escolha pelos investimentos feitos pelo empresário no Rio Grande do Sul. Segundo Turra, Hang é responsável por gerar 1,5 mil empregos diretos no Estado devido a investimentos de cerca de R$ 2 bilhões.
— Mesmo em um momento de crise, ele apostou no Rio Grande do Sul — argumenta o deputado.
Durante os quatro anos de legislatura, os 55 deputados da Assembleia podem indicar um nome cada um para receber a medalha. No passado, as indicações não eram questionadas, mas, desde que Manuela D'Ávila (PCdoB) homenageou o então deputado Jean Wyllys (PSOL), instalou-se a discórdia.
Quando Ruy Irigaray (PSL) indicou Eduardo Bolsonaro para receber a honraria, a oposição se rebelou e questionou o que o filho do presidente da República fez pelo Rio Grande do Sul. Irigaray justificou que Eduardo é um dos maiores formadores de opinião do Brasil, iria se casar com uma gaúcha e divulga o Estado em seus posts.
O deputado Capitão Macedo (PSL) propôs a concessão da medalha ao ministro Sergio Moro, mas Edegar Pretto (PT) pediu vista. Além de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), neste ano já foram homenageadas as seguintes personalidades:
- Ex-ministra Eleonora Menechucci - Deputado Edegar Pretto (PT)
- Jornalista Juremir Machado da Silva - Deputado Jeferson Fernandes (PT)
- Ministro Osmar Terra - deputado Vilmar Zanchin (MDB)
A Assembleia aprovou, mas ainda não entregou, medalhas ao presidente Jair Bolsonaro (proposta por Vilmar Lourenço, do PSL), ao vice-presidente Hamilton Mourão (Luciano Zucco, do PSL) e ao ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (Luiz Fernando Mainardi, do PT).
Proposta do deputado Fábio Ostermann (Novo) que tramita na Assembleia estabelece que as homenagens precisam ser submetidas ao plenário e aprovadas com, no mínimo, 28 votos. Já o deputado Luiz Marenco (PDT) propõe que, para receber a medalha, o homenageado terá de ter "comprovada contribuição para os desenvolvimentos econômico, social e cultural do Estado" em uma das seguintes áreas: Agropecuária, Ciência e Tecnologia, Comunicação Social, Cultura, Desporto, Direitos Humanos, Educação, Empreendedorismo, Finanças Públicas, Meio Ambiente, Municipalismo, Política Desenvolvimentista, Saúde, Segurança Pública, Transportes ou Turismo".