Solução para o engarrafamento na RS-040 provocado pelo entroncamento com a RS-118, o viaduto construído na rodovia que liga Porto Alegre a Pinhal será entregue até o Natal, conforme previsão do secretário dos Transportes, Juvir Costella.
Ele apresentou suas metas durante o encontro que reuniu secretários, dirigentes de partidos aliados e presidentes de estatais e autarquias do governo de Eduardo Leite, no Palácio Piratini, no sábado.
O viaduto custará, ao todo, R$ 18 milhões e é bancado com recursos da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra pedágio na RS-040. Atualmente, segundo Costella, as obras estão 60% concluídas. A intenção seria aliviar o trânsito na estrada até o Natal para facilitar o deslocamento de quem a usa durante o verão.
Além do viaduto, Costella afirmou que entregará até o fim do ano acessos asfálticos dos municípios de Santo Antônio do Palma, Muliterno, Carlos Gomes , Sério, Boqueirão do Leão, Sertão Santana, São José Hortêncio e Ubiretama. As obras são uma contrapartida do Estado ao financiamento do BNDES para conclusão da duplicação da RS-118.
Essas obras são custeadas com o dinheiro do caixa único e custam R$ 40 milhões. Costella aproveitou a presença do Secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, para pedir que o dinheiro seja reservado a fim de evitar atraso na entrega dos acessos.