A construção do viaduto da RS-040 com a RS-118, em Viamão, avançou mais 3% em janeiro e atingiu 38% de finalização. Já são seis meses desde que a obra começou. Até agora, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) já investiu R$ 6,1 milhões dos R$ 16 milhões previstos na elevada.
Os recursos estão vindo da arrecadação da praça de pedágio. A construtora SBS é a responsável pela condução dos trabalhos.
Até agora, a EGR informa que já ocorreram a execução das fundações, pilares, pré-laje e laje do primeiro lado do viaduto - que está surgindo do lado de quem vai de Porto Alegre para o litoral. "Nesta etapa, foram utilizadas 48 peças pré-moldadas, sendo as maiores de 2 toneladas", destaca a assessoria da empresa pública.
Está ocorrendo também a execução do muro que irá fazer o encontro com o viaduto em si e a construção de um desvio para o tráfego da RS-040, no sentido Porto Alegre - Litoral. Esta rua lateral provisória vai permitir a construção de uma galeria subterrânea de drenagem pluvial e viabilizará o desvio de tráfego para o começo da obra do segundo lado do viaduto.
Contratualmente, a empresa tem até o fim do ano parar concluir a obra. Porém, desde que houve a solenidade de início da construção, o governo gaúcho vem informando que o viaduto estará pronto em julho de 2019.
Para que seja possível atender este prazo, o ritmo precisa mais que duplicar. O andamento mensal da construção variou entre 3% e 7% desde que começou. De fevereiro a julho este percentual precisa se manter em 10% a cada 30 dias, se a EGR pretende inaugurar a obra no começo do segundo semestre.
Avanço mensal da obra:
Agosto de 2018 = 12%
Setembro = 18,2%
Outubro = 25%
Novembro = 31%
Dezembro = 35%
Janeiro de 2019 = 38%