Sem espaço no MDB, o vereador Valter Nagelstein foi convidado pelo PSD para ser o candidato do partido na disputa à prefeitura de Porto Alegre em 2020. Nagelstein e o deputado Danrlei de Deus (PSD) negociam eventual filiação. O vereador, porém, ainda busca ser candidato pelo partido ao qual está ligado há quase 20 anos.
– Quando acho que chegou a minha vez para concorrer à prefeitura, vejo que o MDB faz outros movimentos – disse ele, após listar os cargos pelos quais já concorreu e ocupou.
Nagelstein foi candidato a prefeito em 2000, pelo PPS, quando fez 6 mil votos e terminou em sétimo lugar (eram 11 concorrentes). Em 2004, disputou como vice de Mendes Ribeiro. Dentro do MDB, há pelo menos cinco interessados em concorrer a prefeitura da Capital: Sebastião Melo, Valter Nagelstein, Nádia Gerhard, André Carús e Cezar Schirmer. Ainda há a possibilidade de o partido fazer parte da chapa de Nelson Marchezan, que vai tentar a reeleição.
O PSD, que convidou o vereador emedebista para integrar a legenda, está decidido a ter concorrente próprio na próxima eleição municipal. Se Nagelstein não fechar com o partido, Danrlei diz que estará disponível para liderar a chapa.
Segundo o ex-goleiro do Grêmio, 50% da nominata à Câmara de Vereadores já está montada. Para o próximo ano, as coligações para o legislativo estão proibidas.