Dos três vereadores que ameaçam deixar o MDB em Porto Alegre, dois já são considerados carta fora do baralho para 2020: Valter Nagelstein, que negocia com o PSD para ser candidato a prefeito, e Pablo Mendes Ribeiro, que já anunciou a saída, mas resolveu esperar a janela do ano que vem para não perder o mandato.
A direção municipal espera manter a vereadora Nádia Gerhard, considerada um quadro novo, com liderança política e capacidade de gestão. Nádia estuda convites de PSL, DEM, PRB e PRTB. Escalado pelo diretório para responder notícia publicada pela coluna, de que o MDB encolherá em 2020, o vereador André Carús, afirma que a companheira de partido está desempenhando um bom trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, para onde foi com o respaldo do partido.
Carús diz que Nádia, Pablo e Valter não podem reclamar de falta de prestígio, porque sempre foram valorizados e indicados para cargos relevantes. Valter, por exemplo, foi presidente da Câmara de Porto Alegre indicado pelo partido. Em relação à afirmação de Valter, de que chegou a vez dele de ser candidato a prefeito, Carús respondeu que Sebastião Melo estaria na fila antes, por ter sido o concorrente de 2016 e por ter ganhado visibilidade na ocasião.
Para compensar a iminente saída de Valter e Pablo do MDB, o partido vem conversando com pelo menos três vereadores com mandato na Câmara da Capital. Além disso, já convidou pessoas de fora da política como potencial eleitoral.