Nem tudo são más notícias quando o assunto é educação. Em Portão, oito alunos da Escola Municipal Visconde de Mauá, localizada em uma área de vulnerabilidade social, participaram do Mind Lab, uma competição de raciocínio lógico, em São Paulo, e voltaram com troféus nas mãos.
Na categoria 4º ao 7º ano, Andriéli Hesper de Vargas, Yasmin dos Santos, Guilherme Oliveira de Oliveira, e Kauã do Carmo da Silva conquistaram o tetracampeonato e, em junho, viajam para a Hungria. Vão representar o Brasil em um campeonato mundial.
Portão também ficou com a taça na categoria 8º e 9º anos, com o quarteto Kauã Maciel de Siqueira, Gustavo Oliveira de Oliveira, Cassiano dos Santos Gonçalves e Nicoli de Quevedo Datsch. Os estudantes ganharam notebooks como prêmio.
Nesta segunda-feira (13), às 9h30min, os vencedores serão homenageados em frente à prefeitura de Portão.
A melhor parte dessa história nem é o prêmio, mas o que significou, para todos os alunos da escola, o investimento em um programa de desenvolvimento do raciocínio lógico.
– O desempenho das crianças melhorou em todas as disciplinas e até no dia a dia se tornaram mais atentas. Os vencedores são exemplo para os colegas – conta Elza Pereira, que trabalha no Departamento de Cultura.
Elza foi professora da rede pública durante 32 anos e sempre procurou fazer a diferença nas turmas com as quais trabalhou. Aposentada, aceitou o convite para cuidar da área de cultura na Secretaria de Educação de Portão e está encantada com o projeto de desenvolvimento do raciocínio lógico, que começou na gestão passada, mas teve continuidade na atual.