O chefe da Casa Civil do governo Eduardo Leite, Otomar Vivian, responderá interinamente pela Secretaria de Relações Federativas e Internacionais, que deverá ser ocupada a partir de março pela senadora Ana Amélia. Embora o Congresso esteja em recesso, a parlamentar ainda trabalha em seu gabinete em Brasília. Ela pretende ainda tirar férias em fevereiro.
A substituição foi publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial do Estado. Segundo Otomar, a nomeação é uma exigência burocrática para a manutenção do escritório do Rio Grande do Sul já existente em Brasília.
— É só para não parar a organização. Para que tenha um responsável para pagar o aluguel, luz, etc — disse o chefe da Casa Civil.
Na mesma folha onde Otomar foi designado secretário interino, um servidor foi apontado como ordenador de despesas em relação à pasta: "O secretário extraordinário das Relações Federativas delega competência ao servidor abaixo nominado, para, no exercício de 2019, ordenar despesas do Gabinete do Governador, sujeito à Tomada de Contas pelos atos que praticar no desempenho de tais encargos, relativamente às despesas".
Na segunda-feira (21), a secretária do Planejamento, Leany Lemos, foi até Brasília discutir com Ana Amélia a organização de sua pasta, que antes era apenas um escritório de representação ligado ao gabinete do governador. Por enquanto, devido ao contrato de locação do imóvel, a secretaria permanecerá no mesmo lugar em que era o escritório de representação, no Lago Sul.
O adjunto de Ana Amélia ainda não foi escolhido. Seu chefe de gabinete, Marco Aurélio Ferreira, cotado para o posto, vai para a iniciativa privada. A senadora ainda está fechando a equipe que trabalhará com ela. Ao todo, serão 12 pessoas ligadas à secretaria.
Em fevereiro, Ana Amélia partirá para a Austrália, onde aproveitará as férias para realizar um curso de liderança em Sidney.