Por uma falha técnica do Banrisul, servidores da Assembleia e da Prefeitura de Pelotas não receberam ou receberam com atraso os salários de novembro, que seriam depositados neste último dia útil do mês. O banco informou, em nota, que o problema é com o próprio sistema "como um todo" e, portanto, operações em todo o Estado foram atingidas.
No Legislativo,nenhum salário foi pago por enquanto e a previsão é de que haja o depósito até a noite desta sexta-feira (30). Os funcionários estão acostumados com o crédito nas primeiras horas da manhã.
Na prefeitura de Pelotas, os servidores começaram a receber por volta das 11h, mas outros ainda não tiveram seus vencimentos pagos. À administração municipal, o Banrisul informou que "problemas técnicos de superconcentração operacional no Banrisul são responsáveis pelo atraso no crédito da folha de pagamento".
À coluna, o Banrisul confirmou a falha técnica e explicou que "devido às elevadas cargas de transmissão de informações interbancárias, no sistema bancário como um todo, especificamente TEDs originadas a partir do pagamento de folhas normais de primeira parcela do décimo terceiro salário, os sistemas de tecnologia da informação apresentaram alterações na velocidade de processamento".
Veja a nota completa do banco:
"Em resposta ao seu questionamento, o Banrisul informa que devido às elevadas cargas de transmissão de informações interbancárias, no sistema bancário como um todo, especificamente TEDs originadas a partir do pagamento de folhas normais de primeira parcela do décimo terceiro salário, os sistemas de tecnologia da informação apresentaram alterações na velocidade de processamento. Importante ressaltar que atualmente as TEDs e os documentos de cobrança bancária são todos transacionados, independentemente de quaisquer valores, pelos mesmos canais de transmissão. Todos os esforços estão sendo realizados para que essa situação seja normalizada no decorrer do dia de hoje".