O Partido Progressista formaliza às 17h desta segunda-feira (8), um dia após o primeiro turno, o apoio a Jair Bolsonaro (PSL). Na prática, quase toda a base do partido e seus principais líderes já se alinharam ao candidato do PSL.
O presidente do PP-RS, Celso Bernardi, ligou para a senadora Ana Amélia Lemos para consultá-la e ouviu que ela seguirá a orientação do partido.
Apesar de sua aversão ao PT, é improvável que Ana Amélia entre em campo para pedir votos para Bolsonaro. Foi justamente para tentar impedir a vitória do candidato que considera um retrocesso para o país que ela trocou uma reeleição praticamente certa pela candidatura a vice de Geraldo Alckmin (PSDB) .
No Twitter, disse: "Nas grandes decisões, os gaúchos não admitem neutralidade! Fui uma das maiores defensoras do impeachment de Dilma Rousseff e uma das vozes mais fortes no Senado contra o desgoverno do PT no Brasil. Não quero que o país corra o risco da volta do PT ao poder. Será uma ameaça à democracia e, especialmente, à Lava Jato! Por essas razões, seguirei a decisão do PP/RS, apoiando no segundo turno a candidatura de @jairbolsonaro à Presidência da República!".
Nota oficial do PP-RS:
"O Progressistas/RS através da Comissão Executiva Estadual, reunida nesta data (08/10) em respeito a sociedade gaúcha, torna público o seguinte:
Primeiramente, queremos agradecer a cada eleitor e eleitora do Rio Grande do Sul que confiaram seus votos nos candidatos e candidatas progressistas, de modo especial no Senador Luís Carlos Heinze e nos nossos Deputados (as) Federais e Estaduais.
Cumprimentamos o Deputado Luís Carlos Heinze pelo seu trabalho e esforço em corresponder à vontade da base progressista, dando-nos a certeza de que o Rio Grande do Sul continuará tendo uma voz forte e corajosa no Senado da República.
Com referência ao segundo turno para Presidente da República, emsintonia com as nossas lideranças e com o sentimento da base progressista declaramos e pedimos apoio e voto para o candidato JAIR BOLSONARO.
Por outro lado, renovamos o compromisso que deliberamos na Convenção do Progressistas, na qual resultou a coligação na chapa majoritária e proporcional para o primeiro turno.
Agora, com convicção e entusiasmo nos dirigimos à sociedade gaúcha, de modo especial à família progressista pedindo o máximo de apoio e trabalho em favor dos candidatos Jair Bolsonaro a Presidente da República e para Eduardo Leite a Governador do Estado.
Porto Alegre, 08 de outubro de 2018
Presidente do PP/RS
Celso Bernardi"