A presidente da Federasul, Simone Leite, explicou nesta quinta-feira (13) o critério da entidade na escolha de candidatos ao Senado para o painel realizado ontem. Na ocasião, foram convidados Beto Albuquerque (PSB), José Fogaça (MDB), Luis Carlos Heinze (PP), Mario Bernd (PPS) e Paulo Paim (PT). Foram excluídas as quatro mulheres que estão à frente de Bernd nas pesquisas: Carmen Flores (PSL), Abigail Pereira (PCdoB), Sandra Weber (Solidariedade) e Ana Varela (Pode).
Segundo Simone, o critério foi estabelecido em junho com as assessorias dos candidatos e valeu também para os concorrentes ao Palácio Piratini. Ela explica que foram convidados integrantes da chapa majoritária com maior representação na Câmara dos Deputados.
Por esse método, Beto Albuquerque e José Fogaça são integrantes de chapa (liderada por José Ivo Sartori) com mais representação na Câmara. Leva-se em conta o número de deputados filiados aos partidos que fazem parte da coligação (MDB / PSD / PSB / PR / PSC / PATRI / PRP / PMN / PTC). Em segundo vem Luis Carlos Heinze e Mario Bernd, com coligação (liderada por Eduardo Leite) formada por PSDB / PTB / PRB / PPS / PHS / REDE / PP. E, depois, Paulo Paim e Abigail Pereira, em chapa com PT e PCdoB.
Simone afirma que no painel havia lugar apenas para cinco pessoas e, por isso, teve de excluir Abigail Pereira do evento. Outra candidata ao Senado que reclamou por não ter sido chamada, Carmen Flores integra chapa formada por DEM, PROS e PSL, legendas com pouca representação na Câmara dos Deputados.
No painel, os cinco candidatos ao Senado convidados foram questionados sobre as reformas previdenciária, trabalhista, tributária e política e tiveram de se posicionar sobre questões polêmicas, como aborto, casamento gay, estatuto do desarmamento e maioridade penal.