O contraste é chocante: enquanto o Rio Grande do Sul ainda não quitou os salários de novembro, acabou de pagar o 13º salário de 2016 e não sabe de onde tirar dinheiro para o de 2017, a vizinha Santa Catarina esbanja saúde financeira.
Nesta quinta-feira (7), o governador Raimundo Colombo (PSD) anunciou que vai antecipar o pagamento do salário de dezembro para o dia 22. A primeira parcela do 13º dos servidores públicos foi paga no meio do ano. A segunda será depositada no dia 15 de dezembro.
Pelos cálculos da Secretaria da Fazenda, em menos de um mês serão injetados R$ 2,2 bilhões na economia catarinense com o pagamento dos salários de novembro (depositados no último dia 30), e de dezembro e com a segunda parte do 13º.
Colombo fez o anúncio acompanhado dos secretários da Fazenda, Renato Lacerda, da Casa Civil, Nelson Serpa, da Administração, Milton Martini, e do procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto.
– Desde que a crise começou, tomamos decisões difíceis, como a reforma da Previdência e o corte de despesas para manter os salários, os serviços públicos e as obras em andamento. Com muito trabalho, estamos conseguindo bons resultados – disse o governador catarinense, que nunca atrasou o salário nem o 13º.