O governo do Estado informou nesta quarta-feira (6) que decidiu adiar a venda de ações do Banrisul em virtude das "condições desfavoráveis de mercado". A decisão final sobre a realização da oferta dependerá de novas avaliações técnicas que estão sendo feitas. Eventual mudança será objeto de comunicação por meio de Fato Relevante a ser publicado pelo Banrisul.
"Todos os passos serão pautados pelo interesse público, sempre observando as regras em vigor. O governo segue buscando alternativas para o equilíbrio financeiro do Estado", informou o Palácio Piratini por meio de nota.
Na última semana, o presidente Michel Temer havia assinado decreto que autorizava a operação de venda de parte das ações do Banrisul para investidores estrangeiros. O governo do Estado previa vender 49% das ações ordinárias — com direito a voto —, mantendo o controle sobre o banco, e os 14,2% das preferenciais que ainda detém.
A transação era uma das medidas adotadas pelo Piratini para tentar diminuir o rombo nas contas públicas. O valor arrecadado, segundo o Piratini, também ajudaria no pagamento do 13º salário dos servidores e no pagamento da dívida da saúde com os municípios.