Definitivamente, eu não nasci para ser "amiga do Face" nem para interagir nos grupos descontraídos de WhatsApp. Sou a pior entre as piores que você pode ter no Facebook, essa rede social tão querida dos brasileiros. No Whats, ganharia fácil o título de Miss Antipatia. Já que o assunto é internet, esse território onde tudo vira lista, vou alinhar aqui 10 coisas que fazem de mim a pior amiga que alguém poderia ter no mundo virtual:
1. Detesto ser chamada de "amiga do Face" e tenho sempre a tentação de escrever "amiga do feice". Porque amigo, pra mim, não comporta complemento. Ou é, ou não é.
2. Não costumo abrir os vídeos que me mandam, a menos que venham acompanhados de uma descrição dizendo do que se trata.
3. Por falta de tempo e de vontade, não compartilho guirlandas de Natal, nem mensagens de autoajuda, nem aqueles cards com frases pseudo filosóficas.
4. Quando me mandam uma Fake News, escrevo invariável e secamente "notícia falsa na rede".
5. Se me mandam um texto com bolinhas vermelhas para chamar atenção ou com o aviso "isto a mídia não divulga", deleto sem ler. Se recebo um texto com a recomendação "compartilhe sem dó", mando para a lixeira com muito gosto.
6. Detesto flauta envolvendo times de futebol.
7. Se assisto a um linchamento virtual, me insurjo contra o tribunal sem medo de ser a antipática.
8. Trabalho com política, mas odeio discutir política nas redes sociais. Se a pessoa insiste, caio fora, porque aprendi que os incomodados é que devem se retirar.
9. Prefiro as palavras aos emojis.
10. Acho mil vezes mais interessante um abraço, um telefonema e uma conversa olho no olho do que uma corrente em que se copia e cola o texto para meio mundo.
Agora que apresentei minhas credenciais, sinta-se à vontade para me excluir sem culpa.