Representando o presidente Michel Temer, o deputado Darcísio Perondi (PMDB) e o ministro do Turismo, Marx Beltrão, foram até o Vaticano pedir ao Papa Francisco apoio para promover a rota jesuítica (que incluiu a região das Missões, no Noroeste do Estado, Argentina e Paraguai) e outros destinos religiosos do Brasil.
Em uma conversa que durou cerca de três minutos, os integrantes do governo federal explicaram o funcionamento de atrações como o Círio de Nazaré, em Belém (PA), a festa de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE), a Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém (PE), e de peregrinações a Aparecida do Norte (SP) e Nova Trento (SC).
A comitiva brasileira pediu ao Vaticano ajuda na divulgação do turismo religioso, que movimenta R$ 15 bilhões na economia.
– 20 milhões de brasileiros fazem da fé o seu objetivo turístico, mas apenas 30 mil estrangeiros vêm fazer esse tipo de turismo por ano. Queremos mais estrangeiros visitando nosso país e a fé cristã é um excelente motivo para que venham – disse Perondi.
Com um português fluente, segundo o gaúcho, o Papa Francisco agradeceu a visita do deputado e do ministro, disse que está acompanhando as últimas notícias daqui e que todos os brasileiros “precisam ter esperança”.