Com as mudanças aprovadas pelo grupo de trabalho que trata da concessão das BRs 101, 290 (freeway), 386 e 448 (Rodovia do Parque) no Rio Grande do Sul, o edital de licitação ganhou uma nova previsão de data de lançamento: dezembro deste ano. Além da tarifa básica de R$ 7,48 nas sete praças de pedágio, inferior à prevista nos estudos iniciais, o grupo aceitou alterações propostas nas audiências públicas, o que deve reduzir as resistências à concessão.
O consultor João Victor Domingues, que foi secretário dos Transportes no governo Tarso Genro e acompanhou toda a reunião de ontem, em Brasília, confirma que a duplicação da BR-386, no trecho entre Lajeado e Soledade, deverá começar no terceiro ano da concessão. Na proposta original, elaborada pela Triunfo e repudiada nas audiências públicas, a duplicação começaria no 10º ano, pelo trecho Tio Hugo-Soledade.
As sete praças de pedágio ficaram distribuídas assim: uma na BR-101, em Três Cachoeiras (e não depois da divisa com Santa Catarina, como previsto no primeiro esboço), duas na freeway (Santo Antônio da Patrulha e Gravataí) e quatro na BR-386 (Montenegro, Fazenda Vilanova, Fontoura Xavier e Tio Hugo). Atendendo a uma demanda da comunidade, a praça de Gravataí será deslocada para depois da fábrica da GM, até o 18º mês da concessão. A comunidade queria que a transferência fosse imediata.
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As mudanças, que melhoram o projeto, não serão suficientes para eliminar todos os focos de resistência à concessão. O Rio Grande do Sul tem um histórico de rejeição aos pedágios, mas a transferência das rodovias para o setor privado é um caminho sem volta. Diante da falta de dinheiro público para investimentos, a cobrança de pedágio é a única forma de financiar a duplicação da BR-386, uma estrada com capacidade esgotada, trânsito constante de caminhões e um histórico dramático de mortes em colisões frontais.
Definidas as diretrizes para esse bloco de rodovias, fica a expectativa em relação a outras duas estradas essenciais para o escoamento da produção: a BR-116, entre Guaíba e Camaquã, que está sendo duplicada pelo Dnit, e a BR-290, a partir de Eldorado do Sul. A duplicação até Pantano Grande foi iniciada, mas caminha a passos de tartaruga.