Está confirmada para o período de 2 a 9 de junho a viagem de uma missão do Rio Grande do Sul ao Japão. Em busca de investimentos e de promoção dos produtos gaúchos, Sartori irá a Tóquio, Shizuoka e Shiga, acompanhado de cinco secretários de Estado, deputados, prefeitos e empresários. Na comitiva estão os secretários Márcio Biolchi (Desenvolvimento), Cleber Benvegnú (Comunicação), Ana Pellini (Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Carlos Búrigo (Gestão) e Arthur lemos (Minas e Energia).
A agenda começa pela apresentação do Projeto Usina Termelétrica do Baixo Jacuí 1000MW – Tecnologia Ultra Super Crítica – projeto de US$ 2 bilhões de investimento, inclui a participação no VIII Seminário de Economia Brasileira organizado pelo Banco Iwata Shinkin, que divulgará o Rio Grande do Sul como um Estado com grande potencial de atrair novos investimentos e gerar um ambiente amigável aos negócios internacionais.
Leia mais:
Sartori viaja à Argentina para fechar acordos de cooperação
Sartori faz parceria com a Argentina de olho no mercado internacional
O folder do seminário (reprodução acima) traz a foto de Sartori. O Estado será apresentado aos japoneses como um polo de excelência nos setores automotivo/autopeças, saúde avançada e agrotecnologia, exportador de produtos agrícolas e industriais, especialmente dos setores metal-mecânico e de alimentos.
Com dinheiro em abundância para investir no exterior, o japão foi negligenciado pelos governos gaúchos nos últimos anos, que deram preferência à China como parceira. Sartori vai tentar aprofundar as relações com o país.