O PDT vai homologar em convenção na noite desta quarta-feira o nome do vereador Mauro Zacher à vaga de vice na chapa de Sebastião Melo (PMDB) nas próximas eleições municipais. O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, ameaçava interferir no resultado de prévia realizada na terça-feira, mas, agora, resolveu aceitar a decisão do diretório e apoiar o nome de Zacher na disputa. Mesmo assim, o ex-ministro deixou a porta aberta para a substituição do candidato no meio do caminho.
Conforme o presidente municipal do PDT, Nereu D'Ávila, o nome do vereador será confirmado nesta noite, mas, se houver qualquer contratempo durante a campanha, ele e Lupi indicarão um substituto. De acordo com integrantes do diretório, Melo e líderes do PDT e do PMDB estariam preocupados com a vulnerabilidade da candidatura de Zacher, já que ele é réu em um processo que investiga denúncias de desvio de recursos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). No dia 29 de setembro, três dias antes da eleição, o vereador participará de uma audiência sobre a ação interposta pelo Ministério Público Federal (MPF).
Leia mais:
PDT de Porto Alegre escolhe Mauro Zacher para vice de Melo
Bancada do PDT entregará manifesto a favor de Juliana Brizola para vice na chapa de Melo
Vieira da Cunha desiste da candidatura à prefeitura de Porto Alegre
De acordo com a denúncia do MPF, em 2005 a Secretaria da Juventude da Capital, à época comandada por Zacher, contratou a Fundae sem licitação, por R$ 11,3 milhões. Zacher se defende dizendo que todo o procedimento burocrático respeitou a lei e pareceres jurídicos da própria secretaria.
O nome de Juliana Brizola, que tem o apoio da bancada do PDT na Assembleia, estava sendo cotada como candidata para a vice de Melo, mas também enfrenta resistências no PMDB. Por isso, se o PDT decidir substituir Zacher na chapa, o nome mais provável para a substituição é de Luiza Neves, suplente de vereadora e ex-secretária do Trabalho e Emprego de Porto Alegre.
O processo eleitoral começou traumático para o PDT. Há dois meses, o então secretário da Educação do RS, Vieira da Cunha, deixou o cargo para disputar a prefeitura da Capital neste ano. Porém, devido a falta de apoio político, Vieira retirou sua candidatura na última sexta-feira. Atual vice do prefeito José Fortunati (PDT), Sebastião Melo, apesar de reunir 15 partidos em sua coligação, guardou vaga na majoritária para o PDT.