Olha só que bacana: com um mapa antigo em uma das mãos, anterior aos aterros de Porto Alegre, e na outra um barco de oferenda com uma refeição do McDonald's dentro, a artista norte-americana LAURENCIA STRAUSS percorreu a Rua da Praia na véspera do feriado da Paixão de Cristo perguntando em inglês "Onde está a água?". Infiltrada há 20 dias no cotidiano da cidade, Laurencia teve dificuldade para encontrar o Guaíba – como dá para ver nas fotos aí do lado.
– Não imaginava que a situação era tão dramática, sempre pensei que haveria algum acesso à água, inclusive eu trouxe um maiô para nadar no rio em algum momento da residência. Uma cidade construída para se beneficiar da água está hoje desorientada, sem relação com a água que no passado foi o motivo de sua localização – disse a artista, que participa da quarta edição do programa de residências da galeria Península (Rua dos Andradas, 351).
Leia também
Primeira edição do Concertos Capitólio será neste sábado
Cine Santander Cultural exibe filmes franceses a partir desta quinta-feira
Rodrigo Santoro fala da experiência de viver Jesus em filme
O resultado desse trabalho será apresentado a partir do dia 5/4 no espaço localizado no Centro Histórico da Capital. Com curadoria de Denis Rodriguez, a exposição INFILTRAÇÃO inclui o vídeo Onde Está a Água? e a série fotográfica This Is Water – em que Laurencia mapeia os antigos trapiches da cidade e coloca barquinhos nesses lugares.
Veja galeria de fotos da exposição: