O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Donald Trump foi 45º e será o 47º presidente dos Estados Unidos, ou seja, vai liderar a Casa Branca com um intervalo entre seus mandatos. Porém, como abordado em outra coluna, ele não é único americano a realizar esta faceta. Antes, Grover Cleveland foi o 22º e 24º presidente.
Cleveland liderou o país entre 1885 e 1889 e 1893 e 1897. Membro do partido Democrata, era governador de Nova York quando concorreu à presidência dos EUA.
No fim do primeiro mandato e na tentativa da reeleição, teve vantagem no voto popular, porém perdeu no Colégio Eleitoral para o republicano Benjamin Harrison. Em 1892 tentou novamente e, desta vez, obteve o favoritismo.
Ainda no primeiro mandato, promoveu reformas administrativas e lutou pela redução tarifária. Já no segundo, teve de enfrentar uma crise financeira e econômica, motivada pela escassez de reservas de ouro.
De acordo com a The White House Historical Association, Cleveland seguiu uma política proibindo favores especiais a grupos econômicos. Também vetou projetos de lei de pensão privada para veteranos da Guerra Civil e concedeu pensões para incapacidades.
Depois da presidência, Cleveland viveu aposentado em Princeton, Nova Jersey. Morreu em 24 de junho de 1908.
Leia aqui outras colunas.