O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O Sindicato dos Servidores de Nível Superior (Sintergs) solicitou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) a intervenção imediata no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e na 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (1ª CRS) devido às más condições de trabalho e risco de incêndio nos prédios públicos.
Os documentos (veja íntegra abaixo), enviados ao MPT no fim de agosto, reúnem fotos e relatos que apresentam a situação dos espaços.
Conforme o presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier, as condições sanitárias encontradas não permitem que o CAFF continue aberto.
— Desde a reabertura após a enchente de maio, os banheiros, distribuídos entre os andares, estão interditados ou em mau funcionamento. Há relatos de servidores que precisam descer andares para ir a um banheiro — explica o presidente, informando que a própria diretoria do sindicato realizou a vistoria e constatou os problemas.
Na 1ª CRS, localizada no Centro Histórico, foi contratado técnico pericial para constatar os problemas no local.
— Foi verificado que o espaço é muito pequeno para o todos os trabalhadores, tem problemas com fezes das pombas que ficam nas janelas, tem mofo e a situação da fiação elétrica é um desastre anunciado. Uma gambiarra — diz Varnier.
Ainda de acordo com o laudo feito pelo perito, foi observado ligações elétricas excessivas, quadros elétricos desprotegidos, instalações elétricas improvisadas, tomadas elétricas fixadas com fita do tipo plástica, fiações elétricas desprotegidas entre outros danos. Também foi observado que não existe brigada de incêndio no estabelecimento e nem Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).
Pedidos ao MPT
Entre as solicitações feitas ao Ministério Público do Trabalho, está a intervenção imediata a fim de que sejam realizadas as obras necessárias com o propósito de restabelecer condições dignas de trabalho. O sindicato também pede a adoção de providências para investigar os fatos e a determinação de que o governo do Estado adote medidas urgentes para garantir um ambiente de qualidade.
— Queremos uma intervenção para tornar os locais com condições dignas de trabalho. O servidor não é um bicho — enfatiza o presidente.
Segundo Varnier, caso não haja posicionamento por parte do MPT, o processo será levado para a esfera judicial. Até o momento, os representantes do Sintergs não receberam retorno por parte do órgão.
Posicionamentos
Por nota, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que cuida do CAFF, informou que está realizando uma série de melhorias nas instalações do Centro, em especial a reforma de todos os sanitários. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) trabalha com a previsão do começo de uma reforma na 1ª Coordenadoria Regional de Saúde para o mês de outubro. Confira abaixo as manifestações completas das secretarias.
Nota da SPGG
A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria de Administração, está realizando uma série de melhorias nas instalações do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em especial a reforma de todos os sanitários. Entre os obras, estão sendo realizadas trocas de louças, espelhos, pintura, além de outros reparos importantes. Até o momento, cinco banheiros já foram revitalizados, e as obras seguem em ritmo acelerado em outros quatro.
As atividades de recuperação se tornaram ainda mais necessárias após as enchentes que atingiram o Estado, que resultaram no fechamento temporário do CAFF em maio. Com a reabertura gradual a partir de julho, as obras nos banheiros foram retomadas como prioridade, garantindo que o ambiente continue seguro e confortável para todos os usuários do prédio.
Além disso, o Estado inovou ao contratar uma empresa de gestão integrada de serviços prediais, na modalidade “facilities”. Este serviço abrange a manutenção completa das instalações civis, elétricas e hidráulicas do CAFF, com equipes disponíveis 24 horas, todos os dias. Essa iniciativa visa melhorar a eficiência e garantir a segurança e conforto dos servidores e visitantes.
Entre as melhorias em andamento, destacam-se também as obras de revitalização das fachadas, acessibilidade e adequação ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), reforçando o compromisso do governo com um ambiente seguro, acessível e moderno para todos. As ações não apenas atendem às normas técnicas, mas também promovem um ambiente de trabalho inclusivo e confortável.
Estamos focados em garantir que o CAFF continue a ser um espaço adequado tanto para quem trabalha no local quanto para os cidadãos que utilizam os serviços ali oferecidos.
Nota da 1ª CRS
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) trabalha com a previsão do começo de uma reforma na 1ª Coordenadoria Regional de Saúde para o mês de outubro na rede elétrica e irá transferir provisoriamente todos os servidores para a avenida Bento Gonçalves, 809 - Partenon, sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Veja os documentos
Leia aqui outras colunas.