Neste primeiro dia oficial de campanha eleitoral, em que as ruas começam a ser tomadas por propaganda política, quero fazer um apelo ao bom senso dos partidos e cabos eleitorais dos candidatos: evitem sujar as ruas e calçadas.
Além de pouco efetivo do ponto de vista de marketing, jogar santinhos no chão é algo antipático, que possivelmente só prejudica ainda mais a imagem dos políticos na mente dos eleitores.
Meu pedido para que não sujem as cidades se estende à poluição sonora e visual. Respeitem os horários permitidos para carreatas (entre 8h e 22h) e evitem a sobrecarga de bandeiras. banners e outros instrumentos de propaganda.
Há formas bem mais inteligentes (e limpas) de se projetar a imagem como gestor público. Pela internet, por exemplo. Mas aí também vale um apelo e um alerta. Candidato, não sobrecarregue nossos celulares com mensagens no WhatsApp. E eleitor, cuidado, porque essa será a primeira eleição da era da Inteligência Artificial. Desconfiem de vídeos e áudios criados artificialmente.