O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Porto Alegre não será mais palco de uma das reunião técnicas do grupo de trabalho (GT) da Cultura do G20. Organizado pelo Ministério da Cultura, o evento ocorreria entre 5 e 6 de agosto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), porém devido a questões logísticas que o Estado enfrenta após a enchente, o evento foi transferido para o Rio de Janeiro.
Em nota, o Ministério da Cultura explicou que a medida é motivada especialmente pela interdição do Aeroporto Salgado Filho (veja a nota no fim da reportagem). A expectativa era de receber aproximadamente 500 pessoas no evento, com dirigentes de Cultura de 50 países diferentes.
Além do Rio de Janeiro, a nova cidade do GT da Cultura, já ocorreu uma reunião em Brasília e uma última será realizada em novembro em Salvador. O G20 é um grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo e que o Brasil está na presidência até o fim do ano.
Nota do Ministério da Cultura
O Ministério da Cultura informa que em função da calamidade provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o próximo encontro do Grupo de Trabalho de Cultura do G20, que ocorreria em Porto Alegre nos dias 5 e 6 de agosto de 2024, será transferido para o Rio de Janeiro. A decisão ocorre especialmente pela interdição do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que deverá ser reaberto apenas em dezembro, o que dificultaria a chegada das muitas delegações estrangeiras que compõem o GT à capital do Estado.