A jornalista gaúcha Iara Lemos foi convidada pelo governo dos Estados Unidos a participar com contribuições para a construção de um manual sobre Inteligência Artificial (IA), que será compartilhado com entidades do setor público e privado.
O convite partiu do Departamento de Estado e da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), em coordenação com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) do Departamento de Comércio dos EUA.
Iara é especialista em Inteligência Artificial pelo Atlantic Council GeoTech Center (EUA) e atuou como Delegada do colegiado de Inteligência Artificial da Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), entre 2022 e 2024. Mestranda em Estudo Sobre as Mulheres - Gênero, Cidadania e Desenvolvimento, pela Universidade Aberta de Lisboa (UaB) e integrante da delegação do Coletivo da Sociedade Civil do Controle Social do SUS na 77° Assembleia Mundial da Saúde, na Suíça, em 2024, Iara Lemos vai unir a defesa dos direitos das mulheres e da saúde em torno de sua colaboração ao manual de Inteligência Artificial.
De acordo com o governo dos Estados Unidos, as colaborações feitas pelos especialistas servirão de base para outras ações no âmbito da Ordem Executiva sobre IA, incluindo a Agenda Global de Investigação em IA e o Perfil de Gestão de Risco para IA e Direitos Humanos.