Referência mundial na batalha contra o mais frequente tumor pediátrico cerebral, o empresário gaúcho Fernando Goldsztein estará na embaixada brasileira em Washington, na próxima quarta-feira (10), a convite da embaixadora nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Goldsztein vai falar sobre o andamento de pesquisas para cura e avanços no tratamento para meduloblastoma.
O empresário se tornou um aguerrido lutador na batalha contra o meduloblastoma em 2021, como contou o colunista Daniel Scola nesta coluna, logo após o filho Frederico ser diagnosticado com a doença. Naquele ano, criou a Medulloblastoma Initiative (MBI) para levantar fundos para descobrir a cura e finalmente erradicar este tipo raro de câncer.
O encontro na capital americana terá ainda a presença do pesquisador Roger J.Packer, do Children's National Hospital, um dos centros pediátricos mais conceituados do mundo. O objetivo é unir forças para consolidar redes de apoio globais capazes de encontrar parceiros científicos, conectar doadores e viabilizar novas pesquisas em prol de uma cura para a doença.
Os recursos captados pela MBI são destinados a pesquisas desenvolvida pelo Consórcio Cure Group 4, que abrange 13 laboratórios instalados nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Até o momento já foram arrecadados mais de U$10 milhões em doações, que devem se intensificar ao longo de 2024 rumo à etapa mais importante do projeto: iniciar os testes clínicos em crianças nos Estados Unidos e, se possível, em primeira mão também no Brasil, o que para Goldsztein seria uma retribuição aos doadores brasileiros.