O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Vereadores de Porto Alegre que compõem a CPI da CEEE Equatorial esperam ouvir nesta semana um representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A expectativa da presidente da CPI, vereadora Cláudia Araújo (PSD), é de que seja o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, e que o depoimento seja presencial. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira (11) e a votação final do relatório da CPI é esperada para dia 29 de maio.
— Ainda não sabe quem será, estamos aguardando a Aneel — comentou a vereadora à coluna. — E só faremos presencial, não será por vídeo-chamada — completa. A coluna procurou a Aneel, que ainda não respondeu quem representará a agência.
Entre os pontos que pretendem abordar com a Aneel, um deles é sobre a responsabilização das fiscalizações e multas a partir de agora, já que a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) devolveu a agência federal a fiscalização da CEEE Equatorial.
Na quinta-feira também serão ouvidos os Sindicatos dos Engenheiros e dos Eletricitários do Rio Grande do Sul. Por votação, os vereadores retiraram da lista dos depoentes os acionistas da CEEE Equatorial, já que, na análise dos membros da CPI, os acionistas não tem relação direta com as operações da concessionária.
A vereadora também comentou à coluna que outros municípios estão a procurando para verificar as ações estão colocando em prática na CPI, já que também estão preocupados com a situação da concessionária em seus respectivos municípios.