Cláudio Conceição ocupará a vaga de Alexandre Bobadra (PL) na Câmara Municipal. Na tarde desta quarta-feira (23), a Justiça Eleitoral realizou a nova totalização dos votos da eleição de 2020.
Conceição recebeu 4.331 votos. A Câmara de Vereadores aguarda notificação oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fazer cumprir o determinado pela Justiça, empossando o novo vereador.
Representantes do Ministério Público Eleitoral (MPE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e fiscais dos partidos políticos e coligações acompanharam a recontagem digital na sede da 160ª zona eleitoral (Centro Histórico).
Ao cassar o mandato de Bobadra por abuso de poder, a Justiça Eleitoral decidiu também anular os cerca de 4 mil votos que o vereador recebeu na eleição de 2020. Isso provoca recontagem do quociente eleitoral. Grosso modo, o total de votos válidos no último pleito é distribuído entre as 36 cadeiras do parlamento municipal. Sem os 4 mil votos de Bobadra, esse cálculo precisa ser refeito.
Com a retirada dos cerca de 4 mil votos de Bobadra do bolo total, o quociente eleitoral, um dos indicadores, foi alterado, passando para 17.494. Quando eleito, Bobadra estava no PSL, atual União Brasil, partido pelo qual Conceição concorreu a deputado estadual no pleito de 2022.