O Eurasia Group, uma das maiores consultorias de análise de riscos do mundo, divulgou nesta quarta-feira (4) seu relatório apontando as principais ameaças à estabilidade das relações políticas no mundo em 2023.
Com a proximidade do aniversário de primeiro ano do conflito na Ucrânia, a empresa aponta a Rússia como principal risco de atentar contra a paz global, principalmente devido ao fato de o país de Vladimir Putin ter se tornado um pária internacional cada vez mais isolado. Em segundo lugar, a consultoria aponta Xi Jinping como ameaça, diante do interesse da China em se tornar um ator que questiona a hegemonia americana no pós-Guerra Fria.
As principais ameaças não são necessariamente novas e muitas têm a ver com os atuais cenários que desestabilizaram as relações internacionais, como a pandemia de covid-19 e a guerra no Leste Europeu. Esses episódios desencadearam, por exemplo, inflação e crise energética. Chama a atenção a inclusão de plataformas digitais, no caso do Tik Tok, como um fator de desestabilização política.
Veja a lista:
1) Rússia
2) Xi Jinping
3) Armas de destruição em massa
4) Ondas de choque de inflação
5) Irã
6) Crise energética
7) Paralisação do desenvolvimento global
8) Divisão política nos EUA
9) Boom do Tik Tok
10) Escassez de água