Um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) está reservado para Jair Bolsonaro e deve decolar nesta quinta-feira (29) da Base Aérea de Brasília com destino aos Estados Unidos transportando o presidente para fora do território nacional três dias antes do fim oficial de seu governo.
O destino deve ser a Flórida, embora ainda não se saiba exatamente em qual aeroporto o avião deve pousar. Há rumores de que Bolsonaro possa passar uns dias na residência de Mar-a-Lago, de Donald Trump, em Palm Beach. Assessores afirmam, sob sigilo, que o destino seria Orlando. Mas há também a possibilidade de Bolsonaro escolher Fort Lauderdale ou Miami. Todas essas cidades estão localizadas na Flórida e poucos quilômetros separam uma da outra.
Bolsonaro convocou uma reunião de despedida para esta quarta-feira (28).
Está confirmado que ele não irá passar a faixa ao eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Tampouco o vice, o senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão, irá cumprir o ritual - alternativas estão sendo discutidas pela equipe do cerimonial.
No Planalto, o gabinete presidencial já está vazio, sem quadros e adornos.
Não há data para retorno de Bolsonaro ao Brasil. Mas, quando voltar, ele deve ser presidente de honra do PL, receberá salário e terá casa alugada em um bairro nobre de Brasília. Ele deseja liderar oposição do campo conservador. Já tem inclusive uma sala ao lado da sede nacional do partido, em Brasília. Na terça-feira (27), foi publicada no Diário Oficial a nomeação dos oito assessores a que terá direito enquanto ex-presidente.