Depois de meses patinando, o Japão, finalmente, acelerou a vacinação de sua população contra a covid-19. Exemplo de nação que conseguiu domar o coronavírus no ano passado, o país enfrentava dificuldades para alcançar bons índices de cobertura vacinal na comparação com outras nações do globo - inclusive do mundo em desenvolvimento.
Nos últimos dias, essa realidade mudou. Conforme o monitor Our World in Data, da Universidade de Oxford, o Japão registra nesta sexta-feira (6) 45,93% da população vacinada com ao menos uma dose. Na terça-feira (3), o país contabilizava 41,46%. Ou seja, em três dias, o salto foi muito significativo, de mais de quatro pontos percentuais.
Com relação ao percentual da população completamente imunizada, o salto foi menor - de 31,04% na terça-feira (3) para 32,86% nesta sexta (6).
De um mês para cá, a curva de vacinação japonesa ganhou um forte desenho ascendente. Em 6 de julho, por exemplo, o país registrava 17,10% da população vacinada com as duas doses. Ou seja, o percentual quase dobrou em relação ao dado atual.
O país patinava em termos vacinais, mesmo com a aproximação das Olimpíadas. Nesta sexta-feira (6), o país bateu o quinto recorde diário de casos confirmados de covid-19 nos últimos nove dias. Os recordes de infecções também ocorrem na capital, Tóquio, epicentro da pandemia no país. Foram 4,5 mil infectados na metrópole e cerca de 2 mil na vizinha Kanagawa, o quádruplo do que era registrado na cidade há menos de duas semanas.