Islândia e Hungria têm o maior percentual da população vacinada com as duas doses contra o coronavírus na Europa.
No gráfico da Universidade de Oxford, a Islândia aparece com 65,56% de seus cidadãos com o ciclo completo de proteção, ou seja tendo recebido as duas doses.
Já a Hungria aparece nesta segunda-feira (5) com 52,37% da população "fully vaccinated", completamente imunizada - o que a torna líder dentro da União Europeia.
Os percentuais dos dois países são superiores ao de todas as demais nações europeias - dentro ou fora da UE.
Os países do bloco econômico estão, em geral, na faixa dos 36%, 38% e até 39% da população completamente imunizada - caso da Espanha, por exemplo.
O percentual da Hungria é superior inclusive ao do Reino Unido, primeiro país do Ocidente a começar a vacinação, em 8 de dezembro.
A Hungria é um país cujo governo protagoniza desrespeito aos direitos humanos, e o primeiro-ministro Viktor Orbán tem adotado uma agenda de perseguição à imprensa, a opositores e à comunidade LGBT+. Essa posição o colocou na mira das autoridades da UE, em Bruxelas.
Na vacinação, Orbán tem obtido sucesso utilizando uma estratégia diferente do restante dos vizinhos, como o uso da russa Sputnik V e de produtos chineses, que a UE ainda não utiliza até o momento.
O Brasil nesta segunda-feira (5) registra 13,01% da população está completamente imunizada, e 36,53% com ao menos uma dose, segundo o monitor de Oxford.